domingo, 25 de novembro de 2012

Reflexões sobre armas de fogo: Documentário "Armados"

O documentário Armados, do cineasta Rodrigo Mac Niven, está disponível na íntegra no youtube e no site do Canal Futura, onde foi lançado.
O documentário possibilita reflexões interessantes sobre as armas de fogo, suas consequências e seu impacto na segurança pública.
Nos minutos 32/33 do filme, existe uma importante ponderação do Delegado Orlando Zaccone, a qual considero fundamental ser observada.
Recomendo que todos os interessados em segurança pública (ou seja, todos que vivem em sociedade) assistam.
Abaixo o texto de apresentação do documentário, disponível no site do Canal Futura (http://www.futura.org.br/blog/2012/06/06/confira-na-integra-o-documentario-armados-vencedor-do-segundo-doc-futura/)

Agora você pode assistir na íntegra o documentário Armados, vencedor do 2º Doc Futura – pitching promovido em 2011 pelo Canal Futura, que promove uma reflexão sobre o desarmamento civil, a partir de entrevistas com representantes de diferentes segmentos sociais: policiais, especialistas e parentes de vítimas do tiroteio na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo. O documentário, lançado no Canal Futura, em 19 de abril, revela dados impressionantes sobre o universo das armas.
Ao apresentar diferentes opiniões, a narrativa, costurada pelo cineasta Rodrigo Mac Niven, também autor do documentário Cortina de Fumaça (2010), estimula um debate sobre o impacto da violência armada na população brasileira. Para o diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, Vinicius Cavalcante, a comercialização de armas permite que os indivíduos exerçam o direito à autoproteção. “A posse de armas de fogo é garantida pela constituição brasileira”, lembra. Em oposição, a titular da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), Barbara Bueno, defende o desarmamento voluntário e pondera: “A arma não é para defesa, ela serve para atacar”.
O filme aborda temas como: a reforma das polícias, a consolidação de dados sobre segurança pública visando à melhoria das políticas em desenvolvimento, a proibição da venda de armas de fogo aos cidadãos e, principalmente, a cultura da violência na sociedade contemporânea. Assista ao vídeo na íntegra e participe deste debate, deixando um comentário sobre o tema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário